Como aplicar gel para fazer um penteado espetacular

Se quiser fazer um penteado perfeito, você pode aplicar um gel – que, graças a celebridades como as Kardashians, estão na moda novamente – para obter o resultado ideal e evitar danos a seus cabelos.

O gel voltou a ser tendência desde que as Kardashians revelaram que seu truque para o penteado permanecer intacto durante horas é o uso de um produto chamado Gorilla Snot (Muco de Gorila).

Embora o uso do gel fixador tenha ficado famoso a partir do topete do personagem Danny Suko, de Grease, sua popularidade caiu com o advento de outros produtos similares, como as ceras capilares – que proporcionam um acabamento muito mais natural. Entretanto, parece que o gel está na moda novamente e, portanto, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre como usá-lo e conseguir um resultado estético ideal, sem prejudicar a saúde dos cabelos.

Existem diversos produtos para fazer o penteado perfeito, dar um aspecto diferente e cuidar dos cabelos, como o tradicional laquê, a cera ou o gel. A utilidade de todos estes é muito parecida; a diferença está nos acabamentos. Enquanto o laquê e a cera são leves e proporcionam um aspecto natural ao fixar os fios, o gel caracteriza-se por oferecer brilho, um efeito molhado e alto poder de fixação.

Como aplicar o gel

Em primeiro lugar, prepare e desembarace totalmente os cabelos antes da aplicação. O gel fixador pode ser aplicado em fios secos, úmidos ou até molhados, para facilitar o alisamento e impedir a formação de grumos.

A quantidade de gel a ser aplicada depende do penteado e do comprimento dos fios, mas, em geral, para penteados feitos nas pontas de cabelos curtos, uma porção do tamanho de uma avelã é suficiente. Cabelos mais compridos presos em cima da cabeça precisam de, no mínimo, o equivalente a três avelãs de gel.

Se você decidir colocar gel em todo o cabelo e quiser evitar aqueles grumos antiestéticos, friccione o produto nas mãos antes da aplicação. Contudo, caso prefira fixar apenas uma parte dos fios, aplique o gel somente nos dedos para um resultado bem mais preciso. É muito importante evitar que o produto entre em contato com a região do couro cabeludo, pois isto pode causar ressecamento.

Dependendo do penteado escolhido, utilize um pente para modelar os fios conforme deseja; você deve fazer isto logo porque, após alguns minutos, o gel começará a endurecer e não será mais possível modelar os cabelos a seu gosto. Alguns dos penteados mais comumente feitos com gel são topetes, pontas desfiadas, cabelos totalmente modelados para trás ou na lateral, coque alto e perfeito ou fios presos no estilo bagunçado.

O gel pode danificar os cabelos?

O gel é composto por álcool e polímeros de acrilato. Se usados em excesso, estes ingredientes podem causar sérios problemas à saúde capilar. Os mais comuns são desidratação, caspa e até queda de fios.

Para evitar todos estes riscos, o melhor é comprar produtos que não contenham álcool, não usar em grandes quantidades, não aplicar na raiz do couro cabeludo, não abusar do uso, só aplicar de maneira esporádica e lavar bem os fios com água e sabão ao chegar em casa. Assim, será possível evitar que os ingredientes prejudiciais fiquem nos cabelos por mais tempo que o necessário.

Lembre-se, ainda, de evitar a exposição ao sol ou praticar esportes após a aplicação do gel, já que o produto obstrui os poros e não permite a transpiração.

Leave a Reply