Como cuidar e maquiar os lábios de maneira adequada

Os lábios consistem em uma das principais características que definem o rosto. Por isso, qualquer alteração em seu aspecto chama a atenção imediatamente. Os lábios fazem parte do processo de comunicação porque são a via externa da fala e, portanto, os olhos voltam-se instintivamente para esta região durante o discurso.

Os lábios também podem refletir as emoções e o humor. Ao conhecer outra pessoa, não existe carta de apresentação melhor do que um sorriso e um beijo. Por isso, é importante manter os lábios saudáveis e bem cuidados para melhorar a aparência e a impressão transmitida aos outros.

Apesar de sua grande importância, os lábios estão muito desprotegidos, pois não contêm as glândulas sudoríparas necessárias para mantê-los hidratados, ao contrário da pele que cobre o restante do corpo. Também não têm a proteção da melanina e da queratina e, por isso, são muito sensíveis aos danos causados pelo sol.

Além dos agentes externos, os lábios estão em contato permanente com tudo o que se come ou bebe (alimentos frios e quentes), com a maquiagem e, no caso dos fumantes, com o cigarro, um dos piores inimigos da saúde em geral, da pele e dos lábios, em especial. Assim, se não houver os cuidados adequados ou caso a pessoa esteja com a imunidade baixa, esta é uma área muito sensível ao contágio por algumas infecções.

Os diferentes problemas de saúde que afetam os lábios podem ser provocados por maus hábitos (tabaco, problemas com dentes postiços) ou aparecer em decorrência de deficiências nutricionais, infecções por vírus e estresse. Os mais frequentes são herpes labial, aftas, boqueiras, rachaduras e palidez.

Aqui estão algumas indicações para maquiar os lábios de acordo com suas características

Como maquiar os lábios?

Para que os lábios se harmonizem com os traços do rosto, a maquiagem deve corrigi-los levemente a fim de reequilibrar seu formato. Para isso, você precisará de um lápis labial, um produto à base de cacau, um batom e um pincel específico para a região. Aqui estão algumas indicações para maquiar os lábios de acordo com suas características:

Lábios finos: para aumentar o volume, passe o delineador pela parte interna do contorno labial, mas nunca por fora, pois o efeito ficará muito artificial. Para um acabamento mais natural, passe o pincel sobre o lápis labial para misturar o produto com a cor dos lábios. As cores que mais favorecem os lábios finos são os tons claros e com brilho, para conseguir o efeito de maior volume.

Lábios grossos: você pode usar toda a escala de cores, porém, caso prefira um aspecto natural, não aplique delineadores com tons mais fortes porque a atenção ficará centralizada apenas neste ponto do rosto. Se você acha que seus lábios são grandes demais, prefira tons médios.

Lábios pequenos: para realçar o tamanho, aplique o delineador das extremidades até o meio, de forma que os lábios pareçam maiores. Embora tons avermelhados ou castanhos favoreçam a área, não escolha cores escuras porque pode causar um efeito contrário, de diminuição. Os tons vibrantes também podem realçar o tamanho.

O resultado será melhor se os lábios forem pintados com o pincel, mas se você não tiver tempo, passe o batom diretamente. Aplique de maneira suave, de fora para dentro, para que a parte interna fique mais clara. Isto promove um efeito ótico de lábios mais grossos.

Se você quiser que a maquiagem labial dure por mais tempo, aplique uma camada fina de pó na região, pressione os lábios com um lenço de papel e repita o procedimento de pintura. Esta camada dupla pode durar por horas, sem a necessidade de retoques. Depois de secar, a cor do batom ficará com um leve brilho.

No verão, o melhor é optar por tons mais claros ou simplesmente por um gloss brilhante que ofereça um aspecto fresco.

Por fim, lembre-se de que a cor escolhida deve favorecer seu rosto e combinar com o restante da maquiagem, seu tom de pele e seus cabelos. Uma boa escolha dará vida ao rosto, contribuirá para que seu sorriso seja impecável e permitirá que você tenha mais segurança em si mesma.

Leave a Reply